Demeq QSV
Medidores de velocidade sônica, Demeq QSV, para controle de grau de nodularidade de peças de ferro fundido modular e vermicular.
Considerando que no processo de medição da velocidade sônica é necessário conhecer a espessura da região da peça a ser controlada, o aparelho QSV pode ser conectado a um paquímetro digital, com o objetivo de medir a espessura da mesma, aumentando assim a produtividade do ensaio e evitando eventuais erros de medição por parte do operador.
A velocidade sônica é um parâmetro que permite estimar a porcentagem de nodularidade do ferro dúctil e sua resistência mecânica relativa. As propriedades mecânicas do ferro dúctil são altamente dependentes da forma da estrutura dos nódulos de grafite (ou porcentagem de nodularidade), o que têm um efeito direto na velocidade de propagação de som. Desta
maneira, quando a porcentagem de nodularidade aumenta, a velocidade de propagação do som também aumenta. Isto significa que através da medição da velocidade sônica é possível controlar as propriedades mecânicas de uma peça de ferro fundido.
Existem 3 versões do aparelho:
– Modelo QSV B (Básico)
– Modelo QSV DL (com Data Logger)
– Modelo QSV DLC (com Data Logger e Paquímetro)